segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Resumo de informática

Gente, esse aqui é um resumo na cara de pau da apostila que recebi no curso...mas também, informática não tem muito o que inventar, vou tentar postar depois uns exercícios com gabarito desse assunto... Aproveitem a matéria!!!
Ah, um detalhe, as notinhas que estão em verde são coisas que eu interpretei...puramente idéias loucas minhas, acho que dão uma facilitada...

1 - Noções de Informática Conceitos básicos


1ª geração: eletrônica

2ª geração: transitor

3ª geração: circuito integrado – chip



Para existir um sistema de informação, é necessário que haja hardware, software e peopleware. E para um perfeito funcionamento do sistema todos os componente devem estar em harmonia.

Hardware é a unidade responsável pelo processamento de dados, ou seja, o equipamento.

Software é responsável pela organização e metodologia no qual os dados serão processados

Peopleware é a pessoa que utiliza o hardware e o software, inserindo ou retirando informações do sistema.

Unidades: Para quantificar a memória do equipamento é utilizado um sistema de medida, ou seja, o Byte (B), ou seja, cada caractere digitado você utilizou um byte.

Kilobyte (KB) =1 byte x 1.000 (1024 B)

Megabyte (MB) =1 byte x 1.000.000 (1024 KB)

Gigabyte (GB) =1 byte x 1.000.000.000 (1024 MB)

Terabyte (TB) =1 byte x 1.000.000.000.000 (1024 GB)

Tipos de computadores: O PC (personal computer) é o mais popular. O primeiro foi lançado pela IBM. Hoje em dia estes PC’s podem ser montados com componentes disponíveis no mercado. Os computadores são divididos por sua finalidade e porte nas seguintes categorias:

a) Microcomputadores – É o PC, que está cada vez mais barato e acessível e barato, realiza as tarefas rotineiras e as mais avançadas.

b) Notebooks – Microcomputadores portáteis, reproduzem praticamente todas as funções de um desktop com a vantagem de poder trabalhar com eles em qualquer lugar. Os primeiros computadores portáteis eram maiores que os notebooks e eram chamados de laptop.

c) Workstations – São computadores mais poderosos e mais caros. São usados em sistemas hospitalares e bancários que requerem mais confiabilidade.

d) Mainframe – São de grande porte e muitas vezes ocupam prédios inteiros. No passado, muitas aplicações requeriam o mainframe. Hoje, são usados em sistemas bancários, previsão do tempo e controle de vôos espaciais e passaram a ser chamados de supercomputadores.

e) Palmtops – Cabem na palma da mão e realizam quase todas as tarefas de um PC.



4 – Conceito de Hardware

É a parte física da máquina, composta de componentes eletrônicos como peças, fios e chips. Ex.: Monitor, teclado, microprocessador. Cada um tem uma função específica. Alguns dos principais são:

a) Gabinete – É onde se encontram as partes do computador que são responsáveis pro processar e armazenar informações. A maioria possui, externamente, um botão de força (chave de liga e desliga) e um botão reset (reinicializa o computador). São colocados dentro do gabinete os seguintes componentes:

a.1 – Placa-Mãe (Mother Board):É a placa mais importante porque abriga o microprocessador, as memórias RAM e ROM e todas as outras placas.

a.2 - Microprocessador ( processador ou CPU): É o cérebro do computador, é um chip que controla o fluxo de funcionamento da máquina. É responsável pelo processamento das informações, é quem lê e executa todas as instruções dos programas. Atualmente a Intel é a principal fabricante de processadores.















a.3 – Memória: A ROM tem instruções gravadas pelo fabricante que não podem ser alteradas. É responsável pelo autoteste inicial e pela carga do sistema. A RAM é a memória de trabalho, é composta por pentes colocados na placa-mãe. A memória RAM é usada para gravar dados enquanto os programas estão sendo executados (enquanto estão sendo processados), ao salvar um trabalho e fechar um programa a RAM é liberada, portanto, pode-se dizer que é uma memória volátil (quando o computador é desligado seu conteúdo é perdido) enquanto a ROM é uma não-volátil.

a.4 – Drive de disquete (A:) – Serve para ler e gravar disquetes, o mais comum é o disquete de 3 ½ que tem 1,44 MB de capacidade (ou seja, de memória).

a.5 – Disco rígido (Winchester ou HD- hard disk) (C:): Armazena dados e programas do usuário. Sua capacidade é grande (50, 100, 200, 350 GB...). Está dentro do gabinete, não é visível e é totalmente lacrado para que nenhum tipo de impureza o danifique.

a.6 – Drive de CD-ROM/DVD-ROM (D:) : Permite ler e gravar cd’s e dvd’s, a vantagem dessa mídia é sua grande capacidade de armazenamento, muito útil para programas grandes e de multimídia.

b) Teclado - Periférico de entrado, ou seja, permite ao usuário inserir informações no computador.

c) Mouse – Periférico de entrada (apontamento), hoje já pode ser substituído por outros dispositivos como: pen (aquela canetinha que usamos na tela touchscreen), touchpad...

d) Monitor – Periférico de saída, pois é o computador que fornece informações ao usuário (neste caso, imagens, vídeos, animações).

e) Impressora – Periférico de saída. Podem ser dividas pela tecnologia que usam: Matricial – impressão por matriz, pressiona uma fita com tinta sobre o papel; Jato de Tinta – A imagem é formada por gotas de tinta lançadas sobre o papel; Laser – sensibilização do papel por raio laser que faz os desenhos das letras com tonner (pó). É a que oferece a melhor qualidade.

f) Placa de vídeo – É responsável pela qualidade da imagem apresentada no monitor. É importante ter uma placa de vídeo de alta resolução se você deseja trabalhar com programas que lidem com muitas cores.

g) Modem – Faz a comunicação dos dados do seu computador com outro computador ou com a Internet (através da linha telefônica, cabos ou wireless). Ele é um modulador/demodulador de sinais, ou seja transforma os sinais digitais do seu computador em sinais de pulsos modulares para que eles possam ser enviados (trafegar) pela linha telefônica até chegar ao outro modem que faz o processo inverso ao receber esses sinais.

h) Placa de rede (Ethernet): A placa de rede é o hardware responsável pela comunicação entre computadores de uma rede, e a ethernet é a tecnologia usada para interconexão de lan(redes locais).

I) Scanner - Sua função é digitalizar imagens. È um periférico de entrada.



Conceito de software

É para ele que informamos que ações executar. Há vários tipos de programas que pode mos trabalhar no software:

A) Sistemas Operacionais: Gerencia informações que determinam o comportamento da máquina. Sua tarefa é controlar a máquina para que os outros programas possam funcionar (por exemplo: gerenciando discos e arquivos), enfim é ele que controla tudo. Há vários sistemas operacionais, como: MICROSOFT – MS-DOS, windows 95, windows 98, ...windows xp, Windows vista, Windows 7; APPLE – mac os; SUN – Unix, linux.

B) Aplicativos: São programas que têm finalidade específica, como os editores de texto, planilhas eletrônicas, dentre outros.

* Editor de texto – Produz documentos, cartas, malas-diretas, livros... (WORD)

* Planilha eletrônica – Constrói planilha de cálculos e gráficos, com fórmulas que você pode criar ou que vêm embutidas.(EXCEL)

* Banco de dados – Controla e gerencia dados. (ACCESS)

* Editoração eletrônica e programas gráficos – Produzem criações profissionais utilizando fotos e imagens com alta resolução gráfica (PHOTOSHOP, CORELDRAW, PAGEMAKER)

* Navegadores (browsers) – Permitem a navegação através da exibição da páginas, na Internet. (INTERNET EXPLORER, SAFARI, GOOGLE CHROME, FIREFOX, OPERA)

* Linguagem de programação – Têm a função de criar outros programas, através de seus recursos de criação. (PASCAL, C, C++, VISUAL BASIC...)

Backup:Cópia de segurança dos seus dados

Antivírus: Programa instalado para a proteção contra os vírus que podem vir em cd’s, dvd’s contaminados, da Internet e que tem o objetivo de destruir seus dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário